Treine a pessoa e terá um excelente funcionário

Treine a pessoa e terá um excelente funcionário. O título pode parecer um tanto quanto contraditório, pois muitas empresas dão treinamentos constantes a seus funcionários, investindo vultosas quantias em dinheiro para tal finalidade. A questão está no foco do treinamento, quase sempre voltado para aumentar os resultados da empresa. E, se você pensa que sou contra, está enganado – enganada, entre em contato conosco e vamos dar treinamentos para seus funcionários.

O centro da questão é fazer você pensar no seu funcionário enquanto pessoa social, que tem filhos, esposa, compromissos financeiros, dívidas, problemas familiares, decepções pessoais etc… Existe a necessidade de treinar a pessoa de maneira que ela tenha excelentes resultados na vida pessoal, tendo como consequência, elevados resultados na vida profissional.

A pessoa que evolui constantemente acaba por adquirir habilidades e estabilidade emocional para lidar melhor com as questões do dia a dia. Ou seja, não levando para o ambiente de trabalho, suas dores e angústias, contribuindo para um ambiente harmônico.


Inteligência Emocional

Muito se fala em nossos dias sobre inteligência emocional, mas nem mesmo a ciência se convenceu do que realmente venha ser uma emoção. Me filio à corrente que diz ser uma reação fisiológica frente a um estímulo externo, a uma surpresa. Um encontro com um animal feroz ou até mesmo uma barata para os traumatizados, por exemplo, onde o corpo reage instantaneamente para dar ao indivíduo força para se livrar do perigo.

Somos adeptos do termo inteligência de ação e reação, onde a pessoa, conhecendo a si própria, é conhecedora das situações a que está sujeita no dia a dia. E, quando se depara com algo de maior intensidade, sabe exatamente como irá agir, pois condicionará seu cérebro anteriormente.

Assim, quando uma pessoa da família é acometida por uma patologia grave, o indivíduo tem consciência de não ter controle sobre tal fato e, por esta razão, prestará toda a assistência necessária ao ente querido, mas terá forças para continuar a trabalhar e produzir. Saberá seu papel durante o tratamento e a necessidade de equilibrar suas ações.
Outro exemplo

Agora, imagine um funcionário ou uma funcionária que não tem habilidades financeiras, não sabe sequer planejar o orçamento doméstico, desconhece os seus maiores gastos, não sabe o que é ativo ou um passivo. Certamente, ela leva a vida financeira no piloto automático, ao receber o salário não fica com nenhuma quantia, dependendo do tiozinho da banquinha lhe vender fiado o mês inteiro novamente. Isso até chegar a data de receber o pagamento ou melhor, passamento, para sair pagando todas as dívidas?

Sabemos que uma pessoa com este perfil comportamental uma hora ou outra estará endividada, e tal situação gera preocupação, estresse e ansiedade. Afinal, estamos a falar de uma pessoa honesta, que honra os seus compromissos pontualmente. Vendo a bola de neve se formando e liberando uma grande quantidade de cortisol no sangue, desencadeia um quadro de ansiedade, podendo evoluir para quadro depressivo, motivo ensejador de afastamento do trabalho.

Pessoas passivas produzem menos

Agora, imagine uma pessoa que não se conhece, vive a vida no automático, não sabe seus valores, seus princípios, nem por que pensa assim ou assado. Esta pessoa está sujeita a ser trapaceada, subjugada pelas outras, passando a viver uma vida infeliz, relacionamentos tóxicos, não sabe dizer não a pessoas aproveitadoras. Será que uma pessoa com este perfil comportamental de passividade irá produzir na empresa com todo o seu potencial ou as dores da alma e do coração farão ela ter um ritmo lento?

Treine a pessoa e terá um excelente funcionário. Treinar a pessoa fará com que ela tenha habilidades e saiba viver as situações da vida com entusiasmo, inteligência e sabedoria. Ao ter capacidade de resolução, poderá destinar toda a sua energia e seu potencial para as atividades da empresa, passando a produzir mais e melhor, pois tornou-se maior que seus problemas.
Neurociência

Nos últimos anos, a neurociência tem feito descobertas fantásticas de como o cérebro humano funciona, mapeando o comportamento em várias áreas da vida. Por exemplo, como as pessoas podem ser influenciadas pelas questões de ordem genética e também pelo corpo social. As descobertas da ciência devem ser aproveitadas pelas empresas para ajudar a tornar seus colaboradores uma melhor versão, ajudando-os a viverem em harmonia consigo, sua família e em sociedade, traduzindo-se em uma vida feliz, tendo como consequência um funcionário que se empenha em produzir e prestar serviços de qualidade.

Na nossa visão, as empresas devem sim treinar os funcionários, mas treinar a pessoa é fundamental, pois o seu estado emocional, seus pensamentos e sentimentos levarão a ter comportamentos positivos, criativos, que tornará o funcionário melhor e mais produtivo.

Sobre o autor: Diego Moreira é Treinador Comportamental, Advogado e Empreendedor.